Vitamina C
Bom ano a todos! Mais um ano que entra, e mais um artigo de nutrição que, espero eu, vos vá ajudar a fazer melhores escolhas nutricionais no vosso dia a dia. Por isso para começar bem o ano, coloco já esta pergunta: sabe porque é que a vitamina C, como é chamado o ácido ascórbico, é essencial para a saúde? Devido às suas importantes propriedades antioxidantes, ou seja, devido aos seus benefícios como protetor contra deficiências do sistema imune e auxílio na prevenção de doenças cardiovasculares e oculares, já que a vitamina C protege a célula dos efeitos dos radicais livres. Para além disso, atenua a fadiga, sendo importante para quem pratica atividade física de forma regular. A boa notícia é que é uma vitamina muito fácil de encontrar em diversos alimentos, caindo por terra o mito de que a suplementação de vitamina C é SEMPRE necessária.
Outra questão muito importante sobre a vitamina C é o seu papel na absorção de ferro (prevenindo a anemia), além de poder ajudar na capacidade física.
Há muitos mitos acerca da vitamina C, mas também muitas verdades sobre os seus benefícios.
Vamos esclarecer:
- Suplementação
Recomenda-se a ingestão diária de 75 mg de vitamina C para mulheres e de 90 mg para homens, sendo necessário frisar que essa quantidade pode ser atingida por meio da alimentação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário de 5 a 9 porções de frutas, verduras e hortaliças oferece a quantias necessária da vitamina.
No entanto, é preciso ter em conta que, embora a vitamina C seja encontrada nos alimentos, especialmente nas frutas cítricas, o seu consumo normalmente não é regular e em quantidades suficientes, havendo casos em que a suplementação pode ser necessária.
- Imunidade
A ingestão adequada de vitamina C diminui a duração das infeções do trato respiratório e da constipação comum. Ela e o zinco reduzem a incidência de pneumonia, malária e diarreia, especialmente em crianças nos países em desenvolvimento, além de reduzir a incidência da constipação comum.
- Risco de sobredosagem
A maioria das vitaminas é muito segura, no caso da vitamina C, o excesso é eliminado naturalmente pela urina e é cientificamente comprovado que doses de até 2 gramas por dia (2000 miligramas) não produzem nenhum tipo de efeito adverso – destaca.
Depois de esclarecidos os mitos, falta o principal: quais os alimentos ricos em vitamina C. Curioso? Vá ao nosso instagram onde poderá encontrar uma série de alimentos ricos nesta vitamina e que o ajudará a manter os seus níveis de vitamina C dentro da normalidade.
Artigo elaborado pela Nutricionista Ipharma
Inês Morais (C.P. 2794N)